Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Anorexia nervosa e Bulimia na adolescência

Postado em 14/01/2020



Geralmente, existe uma pré-disposição genética para as patologias. Uma das principais causas é a obesidade na infância.

 

O psicológico tem grande influência, começa com a valorização de um padrão de beleza do corpo, em que apenas os magros são belos. Outros fatores são: a baixa autoestima e os conflitos na orientação sexual.

 

Tratamento:

O tratamento é feito por uma equipe multidisciplinar. Esta equipe é composta por médicos (psiquiatra, clínico geral ou pediatra), psicólogos, terapeuta ocupacional e nutricionistas, que vão acompanhar tanto os adolescentes como seus familiares.

 

Os médicos vão fazer uma avaliação individual do adolescente e acompanhá-lo com a equipe multidisciplinar. O nutricionista vai fazer a avaliação nutricional, através do IMC – índice de massa corpórea e prescrever uma dieta adequada para o ganho de peso.

 

Os adolescentes anoréticos que apresentam 42 Kg, são considerados com bom peso. Os casos mais graves podem chegar a menos de 36 Kg, sendo necessária a internação hospitalar para tratamento. O terapeuta vai fazer sessões com o adolescente e com os pais, individualmente e em grupo. Não há nenhuma medicação específica para a anorexia e o tratamento pode durar anos.

 

Dos pacientes com anorexia que fazem tratamento, a recuperação é bem menor que a dos pacientes com bulimia, um terço dos pacientes se curam, um terço melhora e o outro terço se torna paciente crônico.

 

Na bulimia, segundo estatísticas, 60% dos pacientes podem atingir a cura. O diagnóstico da bulimia é difícil, pois os sintomas são semelhantes aos da anorexia. Os medicamentos que podem ser usados no tratamento da bulimia são os antidepressivos, que são introduzidos de acordo com a avaliação individual do paciente, pelo psiquiatra.

 

O ASSIM SAÚDE deixa você informado sobre os cuidados com os distúrbios alimentares.